quinta-feira, 9 de maio de 2013

A Adoração a Deus na Igreja Ortodoxa

     “Vinde, adoremos e prostremo-nos diante do nosso Rei e Deus.
      O Vinde, adoremos e prostremo-nos antes de Cristo, nosso Rei e Deus.
     O Vinde, adoremos e prostremo-nos diante  Cristo, nosso Rei e Deus.”
Este convite marca o início de cada dia para a Igreja Ortodoxa. 
Ele é retirado do Ofício das Vésperas, e expressa a atitude que está no coração da ortodoxia : A adoração de Deus - o Pai, o Filho e o Espírito Santo - é fundamental para a vida e o espírito da Igreja Ortodoxa.

Em uma primeira visita, o visitante pode se sentir confuso com toda a  música e as cerimônias, mas é na adoração que o sabor caracteristicamente  rico de nossas tradições e fé viva da ortodoxia podem ser  verdadeiramente experimentados.


                                                     AS  DIMENSÕES DA ADORAÇÃO

A adoração é uma experiência que envolve toda a Igreja. Quando cada um de nós vem junto para o ofício divino, o fazemos como membros de uma Igreja que transcende os limites da sociedade, do tempo e do espaço.

Apesar de nos reunirmos em um determinado momento e em um lugar particular, nossas ações vão além da paróquia, no próprio Reino de Deus. Nós adoramos na companhia  tanto dos  vivos quanto dos fiéis defuntos.

Há duas dimensões para culto ortodoxo que são refletidos ao longo dos muitos serviços da Igreja. 
Primeiro, adoração é uma manifestação da presença e ação no meio do Seu povo de Deus. É Deus quem reúne o seu povo disperso juntos, e ele é o que se revela como entramos em Sua presença. 
O Culto da Igreja Ortodoxa exprime muito vivamente a verdade de que Deus habita entre o Seu povo e que nós somos criados para compartilhar em sua vida.

Em segundo lugar, a adoração é a nossa resposta corporativa de ação de graças à presença de Deus e uma lembrança de suas ações de economia - especialmente a Vida, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. 
Culto ortodoxo está centrado em Deus. Ele agiu na história, e ele continua a agir por meio do Espírito Santo. Estamos conscientes de suas ações e nós respondemos ao Seu amor com louvor e ação de graças. Ao fazê-lo, chegamos mais perto de Deus.

                                                      Expressões de adoração

O culto  de adoração na Igreja Ortodoxa é expresso de quatro formas principais:

A Eucaristia, que é a mais importante experiência de adoração da Ortodoxia.

A Eucaristia significa a ação de graças e a sua celebração e oferta é conhecida na Igreja Ortodoxa como a Divina Liturgia.
Nos Santos Mistérios , que afirmam a presença e ação de Deus nos acontecimentos mais  importantes de nossas vidas cristãs.




Todos os grandes Mistérios Sacramentais  são intimamente relacionados com a Eucaristia. São eles: O Batismo, O Crisma, A Confissão, O Matrimônio, As Ordens Sacras e A Unção dos Enfermos.

Nos Serviços e bênçãos especiais, que também afirmam presença e ação de Deus em todos os eventos, necessidades e tarefas em nossas vidas.

Nos Ofícios Diários , que são os serviços de oração pública que ocorrem ao longo do dia. 
Os mais importantes são as Matinas, que é a oração da manhã da Igreja, e  as Vésperas, que é a oração da noite da Igreja.


                                                            CARACTERÍSTICAS

Apesar de Serviços ortodoxos muitas vezes poderem ser muito elaborados, solenes e por isso mesmo demorados, eles expressam um sentimento profundo e penetrante de alegria.

Este animo é uma expressão de nossa fé na ressurreição de Cristo e da divinização da humanidade, que são temas dominantes do culto ortodoxo. 


   A fim de reforçar este sentimento e para incentivar a participação plena, os ofícios são    sempre são cantados.

A adoração não é simplesmente uma expressão em palavras. Além de orações, hinos e leituras bíblicas, há uma série de cerimônias, gestos e procissões.

A Igreja faz uso de um conjunto riquíssimo de  símbolos não verbais, que expressam a presença de Deus e nossa relação com Ele.

O  culto ortodoxo envolve a pessoa inteira, seu intelecto, seus sentimentos e sentidos.

   Os ofícios divinos na Igreja Ortodoxa seguem uma ordem prescrita. Ha um modelo prescrito, um formato e visual determinados para a nossa adoração.  
Isso é importante, a fim de preservar a sua dimensão plena  e manter uma continuidade, uma verdadeira atemporalidade.

        O conteúdo dos serviços também é definido. Há os elementos imutáveis, e há as partes    móveis, que mudam de acordo com a festa, estação, ou circunstância particular celebrada.       A regulação dos serviços por toda a Igreja enfatiza o fato de que a adoração é uma expressão de toda a Igreja, e não a composição particular advinda dos gostos de  um determinado sacerdote ou congregação.

Um objetivo muito importante da adoração é a propagação da doutrina da fé.

Existe uma relação muito estreita entre a adoração e os ensinamentos da Igreja.

A fé é expressa na Adoração, pois a adoração  serve para fortalecer e transmitir  a fé.
Como conseqüência, as orações, hinos e gestos litúrgicos da Ortodoxia são todos, meios importantes de ensino.
Um objetivo muito importante da adoração é a propagação da doutrina da fé.

Existe uma relação muito estreita entre a adoração e os ensinamentos da Igreja.
A fé é expressa na Adoração, pois a adoração  serve para fortalecer e transmitir  a fé.
A regulação dos serviços também serve para preservar a verdadeira fé e para protegê-la contra o erro.
A celebração da Divina Liturgia e dos Santos Mistérios Sacramentais é sempre ministrados  por clérigos ordenados.


Na paróquia local, os oficios e sacramentos são geralmente ministrados por um Presbítero,  que age em nome do Bispo, e este Presbítero  é por vezes assistido por um Diácono.

   As vestes do clero expressam sua vocação especial para o ministério, bem como seu posto particular.



    Sendo  o Culto na Ortodoxia  uma expressão de toda a Igreja, a participação ativa e o envolvimento da congregação é fundamental.

Não há na Ortodoxia  serviços "privados" ou  algum oficio no qual  não haja ao menos um fiel para alem do celebrante.  

Este forte sentimento de comunidade é expresso nas orações e nas exortações que estão sempre ditas no plural.

 Assim, se espera que o povo  participe ativamente nos serviços , no cantar os hinos,  concluindo as orações com o "amém"; respondendo as suplicas , fazendo o sinal da cruz, curvando-se, e, especialmente, ao receber a Sagrada Comunhão na Divina Liturgia. 
O cristão ortodoxo participa da oração na Igreja estando de pé. A congregação se ajoelha apenas em momentos particularmente solenes, como a invocação do Espírito Santo durante a Divina Liturgia.

        A Litania  é uma parte importante dos ofícios ortodoxos.

        A Litania é um diálogo entre o  Diácono (ou pelo Presbítero quando não ha Diácono) e a  congregação, que consiste de uma série de pedidos de oração, seguidos pela resposta: "Senhor, tem piedade" ou "Concede, ó Senhor".

        As Litanias  ocorrem com freqüência em todos os serviços e muitas vezes servem para distinguir  partes específicas do ofício.

       Adoração Ortodoxa sempre foi celebrada na língua do povo. Não há língua litúrgica oficial ou universal. Muitas vezes, duas ou mais línguas são usadas nos serviços para atender às necessidades da congregação.


 Rev. Presbitero  Thomas Fitzgerald

Nenhum comentário:

Postar um comentário